sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Atividade1.2.Refletir sobre a identidade do professor e sua própria identidade

Atualmente ser um profissional da educação é algo muito complexo, pois mesmo depois de se graduar em uma Universidade, ele deve ter conhecimento das tecnologias, para utilizá-las em seu planejamento diário, mas todo esse conhecimento deve ser buscado através de cursos de formação continuada, até aqueles que já estão para se aposentar devem procurar se atualizar, pois os educandos atuais são mais ativos, curiosos e dotados de um grande potencial para as novas tecnologias.
Por outro lado além dessas novas tecnologias, os pais estão perdendo a autoridade sobre seus filhos o que acaba distorcendo os objetivos reais do ambiente educacional. O que isso pode ocasionar é que os jovens têm muita liberdade em casa e acabam querendo ter na escola, sendo que está muito difícil ser professor hoje um dia.
Antigamente o professor com apenas a realização de uma graduação estaria inserido no mercado de trabalho, hoje todos devem procurar se atualizar e realizar vários cursos de formação continuada para se adequar às inovações das tecnologias utilizadas na educação.
As tecnologias auxiliam muito no ensino-aprendizagem, mas deve-se orientar para o aluno alcançar os objetivos pré-estabelecidos pelos professores e o papel dos pais é fundamental para verificar o que estes adolescentes estão acessando na internet, se preocupando em realmente fiscalizar e cobrar do seu filho que não acessem sites proibidos.Mas também não adianta utilizar na aula a sala de tecnologia e manter o modo tradicional de sempre que seria a mesma coisa em que os alunos apenas iriam copiar da lousa e resolver.
O educando tem que saber que nem tudo pode ser acessado, mas sim conteúdos que lhe façam refletir e construir sua base de formação. Bem como o professor deve refletir e trocar experiências com os colegas da sua prática docente, buscando sempre se aperfeiçoar e dinamizar as sua aulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário